Novidades do Blog

Você está em Home Blog
22 Mai

Alimentos que devem ser evitados durante a amamentação

Antes de falarmos sobre os alimentos que devem ser evitados durante a amamentação, devemos reforçar a importância e o poder do leite materno. Afinal, ele é rico em anticorpos e proteínas e que, o torna o alimento mais completo para o pequeno.

Mas, para que a criança seja alimentada com a quantidade certa de leite materno é importante que a mãe esteja muito bem alimentada. Pois, tudo que é ingerido pela genitora, no período da amamentação, é automaticamente passado para o bebê. Então, alguns alimentos podem ajudar ou não nesse processo.

Pensando nisso, elencamos os alimentos que devem ser evitados, e ou consumidos com bastante moderação, durante a amamentação do seu bebê. Confira a lista!

Alimentos que não devem ser consumidos

  • Bebidas alcoólicas

Talvez seja uma dica óbvia. Mas, é sempre bom afirmar: o álcool não é indicado para quem está amamentando. Além de diminuir a absorção dos nutrientes pela mãe, o álcool também será consumido pelo bebê, podendo deixá-lo mais sonolento, num primeiro momento, além de fazer com que ele fique sem fome, atrapalhando seu ganho de peso. As bebidas também podem destruir as células nervosas da criança.

Alimentos de consumo moderado durante a amamentação

Já nessa lista teremos os alimentos que devem sim ser evitados, mas com possível consumo pontual. Veja:

  • Cafeína

Bebidas que contenham cafeína como o café, chá preto ou mate, energéticos, refrigerantes e o até mesmo o chocolate devem ser consumidos em pequenas quantidades. Pois, a cafeína pode tornar os bebês mais irritados e com dificuldade para dormir. Tome, no máximo, duas xícaras de café por dia.

  • Industrializados

Você já parou para ler o rótulo dos alimentos industrializados vendidos no supermercado? Então, eles estão recheados de produtos químicos como conservantes, corantes e estabilizantes. Prefira, na medida do possível, alimentos frescos e naturais.

  • Alimentos que causam gases

Feijão, brócolis, couve-flor, repolho e batata doce, entre outros, são alimentos que provocam gases intestinais e, por isso, não devem ser consumidos todos de uma única vez. “Se eles te dão gases, é bem possível que o bebê também os tenha após mamar”, alerta Marcelo. Por isso, é importante que você fique atenta às reações que seu filho terá após você consumir esse tipo de alimento. Se perceber que ele apresenta muitas cólicas, talvez seja necessário evitá-los no período de amamentação.

Gostou do artigo? Fique de olho no blog do Melpoejo!