Novidades do Blog

Você está em Home Blog
22 Mai

Como armazenar medicamentos da maneira correta?

Além de manter fora do alcance de crianças e animais, você sabe como armazenar medicamentos de maneira correta? Quando o assunto é remédio, todo cuidado é pouco! Então, até o hábito de manter uma caixinha de remédios em casa pode ser contestado. Afinal, os mesmos podem estragar antes do seu vencimento se não houver um armazenamento correto.

Abaixo, confira dicas sobre como devem ser mantidos os medicamentos:

1.Verificar sempre na bula do medicamento as condições de armazenamento. Pois é nela que estará especificado a temperatura, umidade, se em geladeira ou não

2. Mantenha os medicamentos em lugares secos e frescos, aproximadamente 25 graus celsius, seguros e específicos para este fim. Evite guardar os medicamentos com produtos de limpeza, perfumaria e alimentos.

3. Guarde na geladeira apenas os medicamentos líquidos, conforme orientação de um profissional de saúde. Não guarde medicamentos na porta da geladeira (já que a temperatura pode variar neste local) ou próximo do congelador.

4. Se utilizar porta comprimidos para guardar os medicamentos, deixe somente a quantidade suficiente para 48 horas. Os recipientes devem ser cuidadosamente mantidos limpos e secos. A embalagem original, na maioria das vezes, é a melhor opção.

5. O armazenamento de medicamentos em casa deve ser individualizado para evitar erros e trocas com medicamentos de outras pessoas.

6. Lave as mãos antes de manusear qualquer medicamento e os manuseie em lugares claros. Leia sempre os nomes para evitar trocas.

7. Abra somente um frasco ou embalagem de cada medicamento por vez.

8. Mantenha os medicamentos nas embalagens originais para facilitar sua identificação e o controle da validade.

9. É preciso observar, frequentemente, a data da validade dos remédios. Não consuma medicamentos vencidos e mantenha a receita médica junta a eles.

10. Consulte um farmacêutico caso observe qualquer mudança no medicamento: cor, mancha ou cheiro estranho.

11. Utilize preferencialmente o medidor que acompanha o medicamento. Evite o uso de colheres caseiras. Lave-o após o uso.

12. Não passe o bico do tubo do medicamento em feridas ou na pele quando for utilizar pomadas para não contaminar o medicamento.

13. Não encoste no olho ou na pele o bico dos frascos dos colírios e das pomadas para os olhos.

14. Guarde os medicamentos suspensos ou antigos em local separado, ou mesmo em prateleiras mais altas, dos medicamentos em uso. Para deixar fora de alcance das crianças e separar dos remédios de uso rotineiro ou que estão em validade.

Por fim. Todo cuidado é pouco. Afinal, os remédios são substâncias químicas que devem ser usadas de maneiras e situações adequadas. Respeite essas especificações, isso será bom para você, para a sua saúde e para o seu bolso.