Novidades do Blog

Você está em Melpoejo Blog
27 ago

Banho em recém-nascido: guia prático para iniciantes

O banho em recém-nascido é um dos momentos que mais aflige os pais de primeira viagem. Confira um guia prático para um verdadeiro momento de conexão!

Além de trazer alegria para toda a família, a chegada do bebê causa muitas dúvidas e a hora do banho em recém-nascido pode ser um dos principais desafios para as mamães e papais.

Afinal, os pequenos já parecem tão delicados quando embalados em suas roupas e mantinhas, imagina quando estão molhados e escorregadios.

Por isso, é importante conhecer informações de como manusear a criança e, claro, alguns cuidados especiais com a higiene infantil.

Uma vez que os bebês possuem a pele mais delicada e fina que a de um adulto, o banho em recém-nascido deve ser feito com muito carinho e atenção.

Para ajudar os papais e responsáveis nesta tarefa, preparamos este guia prático para o banho dos bebês. Acompanhe!

Banho em recém-nascido: guia prático para iniciantes

Pré-banho

Antes de tudo é recomendado preparar o ambiente.  Escolha um local espaçoso, onde seja possível movimentar-se à vontade e organizar todos os itens para o banho e pós-banho.

Nesse sentido, tenha em mãos também todos os itens que necessita: toalha, pomada antiassaduras, fralda, roupa limpa, etc.

A banheirinha também é de suma importância para o bem-estar dos pequenos e conforto dos responsáveis durante o banho.

Por isso, antes de começar o banho em recém nascido observe os seguintes pontos:

  • A altura ideal da banheira é na cintura do adulto. Isso permite maior mobilidade e conforto para o adulto e para o bebê.
  • Aqueça o espaço onde o bebê irá tomar banho de modo em que a temperatura ambiente esteja entre os 20ºC e 22ºC.
  • Verifique se as janelas e outras entradas de vento estão fechadas.
  • Encha a banheira com água morna. Utilize seu antebraço para verificar se a temperatura está ideal.
  • A profundidade da água deve ser até o quadril do bebê.

Tudo pronto para a hora do banho! Mas antes de colocar seu pequenino na banheirinha, lembre-se de limpar a área da fralda para evitar a contaminação da água.

Hora do banho

Para que o bebê sinta-se seguro e tranquilo ao entrar na banheira, segure-o de forma firme (sem apertar muito) com uma mão na nuca e nos ombros e a outra no bumbum.

Em seguida, apoie o peso do seu pequeno em uma das bordas da banheira e com uma mão pegue o sabão de pH neutro para passar pelo corpinho do pequenino.

Com delicados movimentos, comece a lavar o couro cabeludo e desça pelo restante do corpo. A higienização das partes íntimas dos pequeninos é muito importante para evitar a proliferação de bactérias.

Para enxaguar, use a mesma mão que aplicou o produto para jogar pequenas quantidades de água na cabeça da crianças. Você pode inclinar o corpinho levemente para trás, garantindo que não escorra água nos olhos do bebê.

Durante todo o processo recomendamos que converse com o bebê olho no olho ou cante uma música calma e bem baixinha. Isso aumenta o laço afetivo entre vocês e tranquiliza o recém-nascido.

Se você ainda não se sente segura (o) para lavar o seu bebê recém-nascido dentro da água, recomendamos o “banho seco“:

  • Com um pouquinho de água e sabão, ensaboe a criança deitada em uma toalha e, em seguida, utilize um paninho molhado para enxaguá-lo.

Ah! Lembra que falamos sobre higienizar a região da fralda para evitar a contaminação da água?

Durante o banho, se o bebê regurgitar, fazer xixi ou cocô na água, não hesite em tirá-lo da banheira, secá-lo e preparar outro banho com água limpa.

Depois do banho

Após o enxágue, cubra o bebê com uma toalha e seque-o suavemente sem esfregar.

Dê uma atenção especial na área da fralda e às dobrinhas (coxas, axilas, pescoço e pés) para garantir que ele fique sequinho.

Como finalização do banho, aplique uma pomada antiassaduras nas regiões em torno dos genitais e do bumbum. Aproveite para hidratar enquanto faz uma massagem no neném.

A massagem na barriguinha ajuda a aliviar os gases e amenizar possíveis desconfortos abdominais do seu bebê.

Portanto, aproveite cada momento da massagem para manter o bem-estar do pequenino e prolongar este momento de afeto entre vocês.

Por fim, escolha uma roupa confortável com o clima da sua região e vista o bebê.

E pronto! O desafio do banho em recém-nascido foi concluído com sucesso.

Apesar de cada etapa do crescimento dos nossos eternos bebês parecerem desafiadoras, lembre-se de curtir e aproveitar cada momento.

Agora, o que você acha de compartilhar esse artigo para outras mamães e papais preparem um banho especial para os pequenos?

Compartilhe em suas redes sociais e fique atento aos próximos artigos  do Laboratório Melpoejo preparados especialmente para mamães, papais e bebês!