Novidades do Blog

Você está em Home Blog
22 Maio

Como aliviar a tosse do bebê durante a noite?

Quer saber como aliviar a tosse do bebê durante a noite? Existem diversas formas, desde um pouco de mel até nebulizações diárias. Confira tudo que você precisa saber acerca do tema.

Inicialmente, podemos dizer que os pequeninos são os que mais sofrem durante a troca de estações climáticas e saber como aliviar a tosse do bebê durante a noite pode ser essencial.

Afinal, na troca do verão para o inverno, é normal que  surjam mais casos de gripe, resfriados e alergias.

Ou seja, muitos espirros e tosses acontecem durante o dia todo.

Mas a tosse noturna é principalmente desconfortável para os bebês, pois impede que eles durmam com tranquilidade.

Angustiante tanto para as crianças quanto para os pais, a tosse é mais difícil de controlar quando é intensa,  gerando um certo desespero em muitos casos.

A fim de acalmar as mamães e papais, vamos conhecer a causa desse incômodo e como aliviar a tosse noturna. Continue acompanhando com a gente!

O que causa a tosse noturna?

A tosse é um mecanismo de defesa do nosso corpo, ativado quando o organismo entra em contato com agentes como as bactérias e os vírus pelas vias respiratórias.

Dessa maneira, vamos conhecer as possíveis causas mais frequentes da tosse noturna em bebês:

  • Resfriado: geralmente os bebês resfriados apresentam sintomas como: nariz entupido, coriza, espirros, mas quadros de tosse seca ou até mesmo carregadas de catarro podem ocorrer;
  • Bronquiolite: esse quadro se inicia com sintomas bem parecidos de um resfriado. Porém, sintomas leves podem se agravar e desenvolver dificuldade para respirar e fortes chiados no peito;
  • Quadros de alergia: alguns tipos de alergia podem desencadear crises de tosse nos pequenos, principalmente as alergias a pelo de animais e poeira.  Além de tosse, as alergias provocam coriza no nariz, espirros e nariz entupido;
  • Asma: quadros de asma tendem a fazer o bebê tossir bastante, especialmente durante  à noite. A tosse geralmente vem acompanhada de congestão no peito, chiado alto e dificuldade respiratória;
  • Pneumonia: a pneumonia é iniciada através de um resfriado ou uma gripe e, quando agravado,  desenvolve uma infecção nos pulmões.
    Se o resfriado do bebê só piora, tem tosse persistente, apresenta dificuldade em respirar e febre alta, procure o pediatra imediatamente;
  • Laringite: a tosse é uma das principais características da laringite,  normalmente aparece no período da noite e pode vir acompanhada de febre.

Além disso, outra possibilidade para a causa da tosse é que seja provocada por um fator do ambiente.

Por exemplo, fumaça de cigarro, poluição, algum agente químico presente no ar, entre outros.

Portanto, tente identificar o fator e faça o possível para removê-lo e garantir o bem estar da sua criança.

Como aliviar a tosse do bebê durante a noite?

A princípio, você pode aumentar a oferta de leite materno para seu bebê, ele conta com anticorpos e outras vitaminas que auxiliarão na imunização contra alguns vírus e bactérias.

Alem disso, você pode pegar o bebê no colo e manter sua cabeça mais elevada, pois ajuda o bebê a respirar melhor.

Assim, quando a tosse estiver mais controlada, ofereça água na temperatura ambiente, para hidratar as cordas vocais e diluir as secreções, aliviando o sintoma.

Outra dica, muito comum entre os responsáveis,  é fazer inalação com soro fisiológico, usando um nebulizador, para limpar as vias aéreas.

Se acaso não tiver condições de comprar um nebulizador, dê um banho morno no bebê com a porta fechada para que o vapor de água facilite a saída do catarro.

Posso dar xarope para tosse?

O recomendado é sempre perguntar ao pediatra do seu bebê antes de dar qualquer remédio.

Se a tosse, seja ela seca ou com expectoração, estiver em excesso e gerando incômodo, o médico aconselhará um xarope adequado ao tipo de tosse e à idade da criança.

Se a sua criança tiver 2 anos ou mais, converse com o pediatra a respeito do Xarope Guaco Melpoejo.

O Xarope Guaco Melpoejo é recomendado em casos de descongestionamento nasal e também como expectorante, aliviando o peito cheio do bebê.

A orientação do profissional possibilitará maior segurança ao informar os riscos que a interação medicamentosa com o produto pode trazer, além de outras informações sobre o uso.

Quando devo procurar ajuda de um médico?

Quando a tosse do bebê não melhora depois de uma semana, com piora dos sintomas, é o momento de procurar sim ajuda médica.

Além disso, seguindo as possíveis causas da tosse em bebês, se a respiração dele parecer mais rápida, com a impressão de que ele está com dificuldade para respirar e/ou fazendo algum tipo de barulho no peito ao respirar procure um médico.

Esses sintomas podem indicar quadros mais graves do que uma gripe ou resfriado e o profissional de saúde será capaz de avaliar um possível novo quadro.

 

Agora que você já sabe como aliviar a tosse do bebê durante a noite, que tal compartilhar esse artigo com outras mamães?

Compartilhe em suas redes sociais e fique atento aos próximos artigos do blog do Melpoejo, é só clicar no banner abaixo!

Banner para o blog do Melpoejo