Novidades do Blog

Você está em Melpoejo Blog
30 set

Curva de crescimento infantil: como funciona e principais medidas

A curva ascendente é sinal que seu bebê está crescendo mês a mês. Mas o que é a curva de crescimento infantil? Qual a sua importância? E o principal, meu bebê está com a curva de crescimento adequada? 

Fiquem tranquilos mamães e papais. Trazemos a seguir todos os detalhes sobre a famosa curva de crescimento infantil por meio dos seguintes tópicos:

  • O que é?
  • Quais fatores interferem no crescimento?
  • Quais as principais medidas?
  • Quando é importante se preocupar?

    Acompanhe com a gente!

O que é a curva de crescimento infantil?

A curva de crescimento infantil é um padrão internacional, desenvolvido pela Organização Mundial da Saúde (OMS), para acompanhar o crescimento e o estado nutricional das crianças todos os meses.

Dessa forma, ela possibilita a detecção de desnutrição, sobrepeso, obesidade e outras condições associadas ao crescimento e à nutrição da criança.

As curvas são obtidas através da relação de parâmetros como sexo e a idade da criança e variáveis como o peso, a altura e o perímetro da cabeça.

Esses parâmetros são padronizados, por isso, é possível fazer o monitoramento independente da origem étnica, situação socioeconômica ou tipo de alimentação da criança.

O único parâmetro que se altera é o sexo. As curvas entre meninas e meninos são diferentes, já que eles apresentam padrões distintos de crescimento.

Como esse parâmetro foi estabelecido?

Para estabelecer as curvas, a OMS (Organização Mundial da Saúde) acompanhou crianças de 0 a 5 anos, de grupos étnicos, cidades e continentes diferentes e comparou as medidas de cada indivíduo com as de seus pares, isto é, crianças de mesma idade e mesmo sexo.

Por meio dos resultados obtidos, foi possível estabelecer intervalos de tamanho e peso adequados para cada idade e, consequentemente, os percentis.  

Após o mapeamento da OMS (Organização Mundial da Saúde) foram estabelecidas réguas intermediárias, cinco no total (3, 15, 50, 85 e 97), que possibilitam a avaliação e acompanhamento do desenvolvimento de cada criança.

Por exemplo, a expressão “está com o peso acima da média” tem sua origem nos percentis, o percentil 50 significa a média.

Mas é preciso entender que ter um percentil abaixo de 50 não indica necessariamente que seu bebê apresenta algum problema de crescimento, somente um especialista pode avaliar e explicar os resultados obtidos.

O mais importante é que o bebê tenha uma linha ascendente de crescimento, independente do percentil que está.

Vale ressaltar que cada criança tem uma curva de crescimento. Portanto, nada de comparar uma com outra.

Quais as principais medidas avaliadas pela curva? 

Para estabelecer a curva de crescimento são avaliados o comprimento, o peso e o perímetro da cabeça.

Sendo o perímetro da cabeça acompanhado com mais rigor durante o primeiro ano da criança e que permite detectar precocemente várias doenças neurológicas que interferem no crescimento craniano.

Como posso saber se a curva de crescimento está adequada?  

Como falamos antes, o mais importante ao avaliar a curva de crescimento infantil é que ela seja uma linha ascendente.

Ou seja, se um bebê está no percentil 85 em relação ao peso e a altura, não significa que ela seja mais saudável que um bebê no percentil 15.

Por isso, é importante que as mamães, papais e responsáveis acompanhem o crescimento e o desenvolvimento do bebê junto a um pediatra.

Ele fará as avaliações e dará as orientações adequadas para seu bebê crescer forte e saudável, dentro do seu próprio tempo.

Caiu um percentil na curva de crescimento do bebê, devo me preocupar? 

É normal cair um número percentil, principalmente na fase após o primeiro ano quando o apetite diminui.

No entanto, é importante se preocupar quando ocorre queda de dois ou mais percentis na curva de crescimento infantil.

Uma criança entre os percentis 3 e 15 também merece atenção especial se a linha de crescimento for descendente ao longo das consultas com o pediatra.

Mas pode ficar tranquilos, O médico, ao avaliar a curva de crescimento infantil do seu bebê, poderá identificar qualquer possível quadro de saúde e fornecer as orientações necessárias para a adequação da curva.

Em resumo, acompanhar a curva de crescimento infantil proporciona ao seu filho um crescimento mais saudável e dá a você uma ideia de como está sendo o progresso dele.

Além de poder oferecer total apoio com muito amor e cuidado!

Por fim, o que você acha de compartilhar esse artigo para outras mamães e papais aprenderem sobre a curva de crescimento das crianças?

Compartilhe em suas redes sociais e fique atento aos próximos artigos do blog do Melpoejo!


Fonte: